Resumo do capitulo 5: Linguagem e Pensamento
(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: uma introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. 4. ed. p.54-65)
1. A linguagem do desenho
Uma das linguagens da arte. o A mais antiga, a mais usada até hoje.
2. O que é uma linguagem?
“É um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento, estabelecer diálogos com nossos semelhantes e dar sentido à realidade que nos cerca”. Estrutura da linguagem o Toda linguagem é um sistema de signos. o Signo: é uma coisa que está no lugar de outra sob algum aspecto. (Peirce) o Tipos de signos
Se o signo está no lugar do objeto, isto é, se o substitui, ele é uma representação do objeto. Quando a relação é de semelhança, temos um signo tipo ícone.
Se a relação é de causa e efeito, uma relação que afeta a existência do objeto ou é por ela afetada, temos um signo dotipo índice.
Se a relação é arbitrária, regida simplesmente por convenção, temos o símbolo.
Como só o ser humano é capaz de estabelecer signos arbitrários, regidos por convenções sociais, dizemos que o mundo humano é simbólico. o Outros elementos da linguagem
Precisamente por ser um sistema de signos, toda linguagem possui um repertório, ou seja, uma relação de signos que a compõem.
É preciso que se estabeleçam as regras de combinação dos signos.
A linguagem deve estabelecer as regras de uso dos signos.
Só quando conhecemos o repertório de signos, as regras de combinação e as regras de uso desses signos é que podemos dizer que dominamos uma linguagem. o A construção da significação
Só podemos saber com qual significado o signo está sendo usado a partir da frase, que oferece o primeiro contexto da comunicação.
A situação social na qual a frase é dita é o segundo contexto que nos auxiliará na decodificação do signo e da mensagem.
Tipos de linguagem o Linguagem matemática, as de computador, as línguas diversas, as linguagens