RESUMO DO CAPITULO 2 - PRINCÍPIOS DE MARKETING
Nas primeiras linhas do livro foi possível mostrar que as empresas criam valor para os clientes para capturar valor em troca. A partir da página 28 os autores apontaram para a elaboração de estratégias de marketing orientadas para os clientes e construção de programas de marketing.
Analisar a estratégia e o planejamento de marketing é o desafio para o capitulo 2, ou seja, como os profissionais de marketing escolhem mercados-alvos, posicionam suas ofertas ao mercado, desenvolvem um mix de marketing e administram seus programas de marketing. E, ainda, mostrar a administração sobre o retorno sobre o investimento de marketing.
Um bom marketing significa mais do que criar entusiasmo e promessas promocionais, mas desenvolver de maneira consistente relacionamentos com os clientes com base em valor real.
Oferecer valor ao cliente é um passo árduo a ser seguido, pois os programas de fidelização, sejam quais forem o seu alcance, é considerado de grande importância na construção de relacionamentos estáveis e duradouros. Oferecer valor ao cliente pode ser fruto das características intrínsecas e extrínsecas dos produtos e/ou serviços ou do valor agregado percebido pelo cliente. O cliente percebe valor, ainda que a sentimento, e valor é diferente de preço. O valor é formado pelo que o cliente entende que vale o produto (qualidade).
O planejamento estratégico é a base do planejamento de uma empresa, e o principal foco do planejamento estratégico é manter empresa competitiva no mercado, entretanto, alinhar as habilidades da empresa com as oportunidades de marketing em um mercado em constante mudança "tira" o sono de qualquer diretoria de uma grande empresa.
Passos do planejamento estratégico e o marketing
Nível corporativo
A missão leva a uma hierarquia de objetivos, incluindo objetivos de negócios e de marketing.
A estratégia e os programas de marketing devem ser desenvolvidos para apoiar os objetivos da empresa.
A principal