Resumo do capitulo 1 Conceitos Básicos. BEAL, Adriana. Gestão Estratégica da Informação
Na parte 1.1 do livro a autora afirma que as definições a respeito de dado, informação e conhecimento pode variar sensivelmente de autor para autor. Mas acima de tudo sempre devemos nos lembrar que um conjunto de dados não produz necessariamente alguma informação, e nem um conjunto de informação pode representar necessariamente um conhecimento.
Também nos faz lembrar que dado não é apenas algo escrito, uma imagem também é um dado. E Quando todos os registros ou fatos são organizados ou combinados de forma significativa, eles são transformados numa informação, que por sua vez são dados coletados, organizados, aos quais são distribuídos significados e contextos. E o conhecimento tem origem a informação, quando a ela são agregados outros elementos, pois o conhecimento esta embutido não somente a documentos ou repositórios, mas também em rotinas , processos, práticas e normas organizacionais. Além disso o conhecimento é classificado como explicito ou tácito, o explicito é aquele conhecimento que pode ser transformado em documento, roteiros e treinamentos. O tácito é aquele difícil de registrar, documentar ou ensinar a outras pessoas.
No capitulo nos dá ótimo exemplo de diferenciar dado, informação e conhecimento. Lá deu um exemplo de algo contemporâneo para nós, o exemplo de um deposito bancário. Lá podemos observar que os números são dados importantíssimos, e sem eles tudo estaria totalmente fora de contexto. A informação nos explica e dá significado nas transações bancarias que o texto mostra, como o exemplo de : deposito, taxa de juros.
Já o conhecimento é a compreensão de todo o processo. Após ter todos os dados e informações, consequentemente teremos conhecimentos do que irá acontecer com o dinheiro que foi depositado.
Na parte 1.2 do capitulo começa explicando que as organizações dependem de informações de naturezas diversas para