resumo do cap-3 do livro organização, métodos e sistemas
Referência Bibliográfica: ARAÚJO, L. C. G. Etapas do Projeto. In: ARAÚJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2005. p. 72-92
Resumo: Mudanças são necessárias para a adequação da gestão organizacional. Para que sejam realizadas, o gerente utiliza de ferramentas que o ajude na tomada de decisões e escolha do objeto a ser alterado. Como exemplo de ferramenta tem-se a formulação de projetos que garantam que a organização atue de forma eficaz e eficiente em estudos organizacionais e gestão de processos. Cada estudo organizacional é formado por um conjunto de etapas que são compostas por início e fim determinados.
Sensibilização
Primeiro contato a fim de produzir maior participação e poder de sugestão para o projeto a ser elaborado.
Expor a ideia e fazer com que o outro a entenda e acredite nela, é a aproximação das pessoas aos propósitos do estudo. Quanto mais esclarecedora menor será o grau de dificuldade de aceitação e implantação, ou seja, maior sensibilização.
Definição do objeto de estudo
Busca do real objeto de estudo, não deve conter dúvidas ou incertezas.
Geração de pesquisa preliminar
Identificação, mapeamento e confirmação da escolha do objeto
Desenho do projeto
Deve-se detalhar cada segmento e não se estabelece prazos.
Nele está esclarecido o título, as unidade de alguma forma envolvidas, a temporalidade, concepções (como justificativas), objetivos, insumos a serem utilizados, restrições ambientais e o detalhamento modular programático do projeto.
Execução
A execução torna o projeto operacional.
O envolvimento do pessoal contido no objeto do estudo é imprescindível e o gestor deve agir em conjunto com essa parcela para identificação dos principais problemas e necessidades
Alinhamento dos principais problemas e necessidades
Formulação de alternativas de ação
É a procura da melhor opção/caminho
Deve-se sempre