Resumo do 1º e 2º capítulo do livro o povo brasileiro ( darcy ribeiro)
Ate o descobrimento do Brasil, as terras da Costa Atlântica eram habitadas por inúmeros povos indígenas. Povos estes que não tinham as noções atuais dos conceitos de povo, território ou nação, que se tem atualmente, mas que viviam em harmonia entre si até a chegada dos Europeus.
Os Europeus, aqui chegando, dominaram a população nativa, impondo aos índios seus costumes, suas crenças, transformado-os em seus escravos, como também trouxeram consigo doenças para as quais os índios não tinham conhecimento para combatê-las e nem resistência física para suportá-las.
A chegada dos europeus desencadeou uma série de transformações de ordem econômica, ecológica e social marcadas pela disputa de territórios, “pela escravização do índio e pela mercantilização das relações de produção, que articulou os novos mundos ao velho mundo europeu como provedores de gêneros exóticos, cativos, e outros”.
Era, pois o início de uma nova etnia, haja visto os tantos interesses despertados nas novas, ricas e férteis terras recém descobertas. Para cá vieram os portugueses,espanhóis, franceses, holandeses e africanos. Os primeiros compondo a classe dos dominantes,em especial portugueses e espanhóis, afinal a coroa portuguesa ao lado da igreja católica controlavam, desbravavam e saqueavam as terras brasileiras com mãos de ferro, á base da exploração escravocrata de índios e negros, os quais compunham à classe dos literalmente dominados.
Depois a essa gente foram se somando também os árabes, os japoneses e tantos outros que foram migrando para cá seja como força escrava ou movidos pela cobiça. O fato é que embora cada novo grupo migrante fosse se integrando aos costumes, e as regras sociais que naturalmente iam sendo impostas em razão da própria necessidade social, esses