Resumo do 1º cap. contabilidade introdutória
Campo de atuação da Contabilidade
A contabilidade foi concebida para captar, acumular, resumir, registrar e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente. Além disso, é uma fonte constante de informações que permite o controle da empresa. Ela se certifica que tudo está sendo feito e gerenciado em conformidade com seus planos e políticas. O método tem aplicação às pessoas físicas ou jurídicas, com atividades lucrativas ou não, que necessite de exercer atividades econômicas.
Para a tomada de decisões referentes a uma empresa é necessário conhecer não só o seu presente, mas seu passado também, podendo assim poder planejar o seu futuro. A análise das informações para a tomada de decisões é pertinente a dois grupos de pessoas: aos acionistas e proprietários de quotas societárias e aos administradores, diretores e executivos. Ao primeiro grupo cabem as informações simplificadas, ou seja, resumidas que oferece respostas claras e concisas. Para o 2º grupo, as informações são mais detalhadas e possuem um interesse mais profundo nos dados contábeis, além de mais frequente também. Vale ressaltar que para os administradores, diretores e executivos, as informações geradas pela contabilidade são de extremo valor, já que geram maior segurança e conhecimento da atual situação da empresa para uma decisão. Não se esquecendo dos bancos, capitalistas, financiadores, Governos, pessoas físicas e etc. que possuem interesses parecidos com os do grupo um.
A Contabilidade pode ser dividida em duas partes: Contabilidade Financeira: relatórios finais básicos (Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados, Demonstração de Fluxos de Caixa), tem maior utilidade para agentes externos; Contabilidade Gerencial: mais profunda e minuciosa do que a financeira. Inclui a contabilidade de custos e está voltada à administração da empresa.
Finalidade da informação contábil