resumo direito do trabalho
Primeira forma de trabalho foi a escravidão, e precisa-se pensar na escravidão nas Américas, que foi a última a acontecer. Os perdedores viravam escravos dos ganhadores, neste caso, não há uma retribuição, como nos demais trabalho. Ausência de retributividade. No mundo houve 3 momentos de escravidão: na era primitiva, na idade antiga, Roma e Grécia, e a escravidão pela colonização das Américas.
Quando acaba a escravidão, vem o período da Servidão, ocorreu na idade média por conta dos senhores feudais. Dentro do feudo, eles tinham uma retribuição de proteção. Todos trabalhavam para o senhor feudal. Dentro do regime de servidão nasceu as corporações de ofício, no qual eram manufatura, faziam através da mão, tinham 3 categorias, os mestres, os companheiros e os aprendizes. O mestre era o dono do ofício, ele dominava fazer aquele ofício. Os companheiros eram os empregados dos mestres, foi a primeira forma assalariado, ou seja, moeda de troca. Os aprendizes tinham que pagar para aprender, era uma forma de escola. Os aprendizes eram sempre os menores. Tudo isso desapareceu com a revolução francesa, tudo isso foi destruído. Quando a revolução francesa acabou com tudo, o povo não sabia o que fazer, então nasceu o verdadeiro primeiro trabalho assalariado, ou seja, uma verdadeira locação de serviço.
Veio a Revolução Industrial, foi o maior acontecimento do direito do trabalho, foi a revolução industrial que exigiu que se fizesse lei para o trabalho. Foi mudado também da manufatura para o trabalho maquinal, o homem começou a perder para a máquina.
Em 1802, nasceu a lei de Peel foi a primeira lei trabalhista existente para limitar o trabalho para somente 12h por dia. Em 1919, a OIT, veio para disciplinar as leis do trabalho. O Brasil usa pouco as convenções da OIT. Em 1927, foi criado a lei que embasou toda a lei do trabalho, através da Carta Del Lavoro, no qual é o código trabalhista italiano, no qual, Getulio Vargas adotou esta