RESUMO DIREITO DIGITAL
1. Internet (Conceito) A Internet é uma rede de computadores conectados entre si que possibilita o intercâmbio de informações em escala global. Uma rede de comunicação quase instantânea de um usuário qualquer a outro que se encontra ligado a esta. Por sua natureza global, não existe órgão internacional ou entidade que consiga exercer controle, ou mesmo regulá-la como um todo, a não ser para distribuí-la. A regulamentação da rede é efetuada dentro de cada país, que é livre para estabelecer regras de uso, abrangência da responsabilidade e requisitos de acesso.
2. Histórico
Ao final dos anos 50 – A Agência de Projetos de Pesquisa Avançados (ARPA) foi fundada nos EUA com o intuito de produzir tecnologias de informação que sobreviveriam a ataques nucleares.
1967 – O setor privado e universidades se reuniram com os representantes do Departamento de Defesa para discutir possíveis protocolos em trocar informações via computadores
1969 – O precursor da Internet foi criado (ARPANET). Conectava a Universidade da Califórnia em Los Angeles com a de Santa Barbara, com o Instituto de Pesquisa de Stanford e a Universidade de Utah.
1970 – Pesquisadores concentraram-se em desenvolver protocolos para controlar redes, mesmo de forma remota.
1972 – Primeiro e-mail é enviado.
1978 – Protocolos TCP/IP são desenvolvidos.
1988 – O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Brasil, se conecta a Universidade de Maryland.
1991 – Primeiro debate sobre comércio online (Commercial Internet Exchange).
1995 – Número de usuários comerciais ultrapassa os de acadêmicos e pesquisadores. Também é criado o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
1999 – 43 milhões de servidores.
3. Conceitos
3.1. Funcionamento da Internet
Pacotes (packets) – São os dados fragmentados de um arquivo, seja um texto, seja uma foto.
Protocolos – Conjunto de regras que o computador pode ler, uma vez que máquinas não raciocinam por si. São programações orientadas, formações de