Resumo dimensóes funcionais
Introdução
Com o avanço tecnológico e a grande explosão proporcionada pela globalização as empresas sofreram grande impacto na gestão de diversas áreas entre elas uma das mais significativas acontece na área de RH, pois trata diretamente com a gestão de pessoas que é o capital intelectual das organizações.
Mediante essa transformação aconteceram revisões nas práticas organizacionais e consequentemente conclui-se que gestão de pessoas é uma atividade estratégica, vital para o negócio e seus bons resultados.
Dentro desse contexto de inovação alguns pontos merecem atenção entre eles: contextualização da gestão de pessoas, gestão de competências, gerenciamento de talento e aprendizagem da cultura organização.
O bom trabalho entre as áreas mencionadas acima é que proporcionará resultados eficientes e produtivos.
Capítulo 1 - Contextualização da gestão de pessoas
No passado os pólos fabris foram direcionados por diretrizes de produção em série sendo que os processos eram repetitivos e muita das vezes não proporcionam desenvolvimento para os colaboradores, pois esses eram meros repetidores de processo (preceitos do fordismo e taylorismo).
Posteriormente no Brasil na era JK o presidente impôs a nacionalização dos automóveis no país e foi através da imposição mesmo que ele conseguiu algumas companhias para operar em território nacional.
Mesmo com o trabalho mais repetitivo e até mesmo gestão autocrática essas empresas representavam para brasileiro emprego e estabilidade.
Com as diversas mudanças que ainda acontecem no macroambiente o gerenciamento de pessoas é uma área que está sendo repensada.
Mudanças no mundo do trabalho
As mudanças políticas e tecnológicas ocorridas no final do século XX causaram consideráveis impactos na estruturação organizacional deixando o desafio para uma liderança mais participativa e democrática. Mediante tantas inovações o modo flexível no ambiente de trabalho