Resumo Diferen a entre Interpreta o e Compreens o do Texto
Do texto proposto, foi possível extrair em suma, que compreensão e interpretação, dentro da leitura textual, são técnicas distintas e ao mesmo tempo interligadas. No decorrer deste trabalho, onde coube a nós alunos exercer na prática, o conteúdo que o próprio artigo traz em sua construção, a pretensão foi usar as técnicas absorvidas em aula e no texto lido, e assim transmitir um resumo de tudo o que foi compreendido, interpretado e retido.
Quando o artigo expõe os termos compreensão e interpretação, decodifica-se de imediato uma conjunção aditiva, ou seja, expressa a idéia de acrescentamento. Assim sendo, entende-se que existem diferenças entre compreender e interpretar, por mais próximos que sejam os termos. Existem ligações e particularidades dentre eles, e é a partir disso que discorrerá o resumo aqui apresentado.
DA LEITURA
O artigo revela logo de início a elaboração de alguns conceitos de leitura, embasados em referências e autores acadêmicos, com intuito de ilustrar a leitura efetiva, que acarreta o devido entendimento do texto e descoberta das intenções do autor. Aqui a leitura é vista como um processo, e como os processos são instituídos por procedimentos, notamos na introdução uma estrutura de leitura moldada em etapas.
Obteremos o resultado esperado se tivermos sucesso em todas as etapas de leitura, onde decodificação é a capacidade de identificar e entender algo, um código, um sinal, uma imagem e nesta primeira etapa é necessário ser eficaz na decifração dos códigos (palavras), das ligações com o significado da literalidade imposta, pois pode haver divergências na decodificação de um texto que contenha termos desconhecidos pelo leitor/receptor. A compreensão é a competência de o leitor aprofundar-se em primeiro nível na leitura, visto que é exigido além da decodificação, habilidades para assimilar o texto proposto e tornar possível o entendimento da idéia, indo ao encontro de sua significação e desvendando o sentido do texto. Em um nível mais