Resumo didática
Segundo a autora o processo de ensino poderia ser examinado apenas como a especial modalidade do processo de comunicação e informação. Ela passa a citar que a televisão pode servir para transmissão de um noticiário e de uma aula.
Amélia diz a respeito da primeira peculiaridade do processo de ensinar, a intencionalidade, ou seja, pretender ajudar alguém a aprender. Isso acontece numa relação interpessoal direta ou em procedimentos de transmissão á distancia, haverá forçosamente, alguma coisa. Também é mencionado o autodidatismo, se refere ao aprendizado por conta própria, e por mais difícil que seja admitir que alguém ensine a si mesmo, deve ser reconhecido, pois esse fato existe , ocorrendo um duplo papel em que o ensinante e o aprendiz são exercidos pela mesma pessoa.
Pesquisadores – professores vêm desenvolvendo projetos para testar hipóteses pedagógicas construtivistas em sala de aula. Aqui, o desafio consiste em criar condições que favoreçam o processo de “mudança conceitual”. Uma delas, segundo Posner e cols. (1982), é fazer com que os alunos se sintam insatisfeitos com as limitações de suas representações e abertos às explicações científicas. Mas para que isso aconteça, é preciso que eles tenham tido a oportunidade de pensar, expor, discutir e rever suas ideias, compartilhando e negociando diferenças de pontos de vista, desconstruindo opiniões apressadas, contextualizando e problematizando outras, fazendo previsões, propondo novas alternativas para alternativas para tentar superar as deficiências detectadas no debate.
Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Ele defende a ideia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando conforme o tempo passa.
Estão reunidos, nesta obra, princípios essenciais da avaliação, no sentido da efetiva promoção da aprendizagem, de uma ação que se projeta no futuro, embasada em princípios éticos de respeito às diferenças. Estabelecendo relações entre