Resumo: didática na perspectiva histórica e atual
O texto enfatiza que nas sociedades rudimentares e nas mais complexas o ensino assumi formas diferentes. Na sociedade rudimentar a cultura assim como a própria sociedade era simples então a aprendizagem acabara sendo simplificada, em contra partida nas sociedades mais complexas a cultura e sociedade apresentam um vasto acervo, então surgi ai a necessidade de se dividir os conhecimentos, afim e facilitar e garantir à continuação desses conceitos, nesse momento a escola aparece para assumir esse papel de guardiã e reprodutora de conhecimento e valores, como afirma o autor do texto: “a escola surgiu como instituição social, ao longo da história à medida que a organização das sociedades foi se tornando mais complexa” (p. 02).
Se tomarmos a pedagogia como a ciência da forma de investigar a natureza das finalidades da educação no processo social, porque a usamos como meio de ensino e não como fonte? Sabe-se que a pedagogia é uma percepção do direcionamento para o processo educativo que esta pendente da compreensão político-social. Nesse sentido o texto frisa que: “a pedagogia como ciência da e para a educação, estuda a educação , a instrução e o ensino” (p. 02).
A didática como principal ramo da pedagogia tem a finalidade de pesquisar fundamentos, condições e meios para a realização do instruir e do ensino. Para afirmar tal pensamento o o autor do texto expõe que: “ensinar e aprender são duas faces da mesma