Resumo Dibs - COnheçendo a si mesmo.
Dibs era um menino diferente das outras crianças de sua idade. Filho de um renomado cientista e de uma cirurgiã que abandonou sua brilhante carreira quando descobriu, sem nenhuma intenção, que estava grávida.
Em sua casa e na escola demonstrava comportamentos agressivos, defensivos, de raiva, frustração e revolta. Algumas pessoas acreditavam que ele tinha problemas mentais, pois seu comportamento oscilava entre agressividade e muita inteligência.
No começo do livro fica clara a diferença dele e das outras crianças que correm e fazem barulho enquanto ele fica quieto, de cabeça baixa, sozinho em um canto. Parecia que tinha medo de tudo e às vezes se escondia em baixo da mesa, parecendo querer se esconder do mundo.
Seus professores se preocupavam muito com a saúde mental do garoto e resolveram tomar providencias quando Dibs agrediu outras crianças e os pais de alguns alunos começaram a reclamar.
Foi então que convidaram a psicóloga e autora do livro Virgínia a acompanhar o caso do garoto caso seus pais fossem de acordo. Os pais concordaram, e então a psicóloga começou a investigar a fundo a vida do garoto.
Virgínia chegou mais cedo à escola de Dibs, observou como todas as crianças chegavam felizes até a escola e depois viu o garoto chegando com sua mãe, estava pálido, sem expressão, professores e alunos disseram nunca terem visto o menino sorrir. Sua professora lhe pediu para tirar o casaco e como de costume não obteve resposta e o fez ela mesma como se já estivesse acostumada a fazer aquilo.
A psicóloga então começou a tratar o pequeno Dibs com Ludoterapia, a terapia através de jogos e brincadeiras. No começo Dibs era fechado e pouco falava, e não suportava que a porta ficasse fechada.
A psicóloga percebeu que a razão do menino estar tão perturbado psicologicamente provavelmente seria por causa de sua mãe, que após ter que abandar sua promissora carreira por causa de sua