Resumo Dez novas compet ncias para ensinar
1. ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
As teorias modernas de pedagogia e ensino e o papel real do professor; a dualidade entre o ensino clássico/padronizado e as novas situações de aprendizagem: o professor se torna organizador e diretor do processo de aprendizagem, que foge dos modelos clássicos.
1.1 Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem
A pedagogia dos objetivos: não basta saber os conteúdos, é preciso relacionar os conteúdos e objetivos, e ao mesmo tempo, criar situações de aprendizagem. É imprescindível que o professor domine os saberes e matrizes disciplinares com fluência e distância suficientes para originar situações e desafios interessantes, sem seguir uma “receita” fixa, que estimulem os estudantes.
1.2 Trabalhar a partir das representações dos alunos
O ensino nunca se inicia do zero: o estudante sempre possui concepções que podem se chocar ou não ao que será assimilado na instituição. Classicamente, os professores tendem a desprezar essas concepções iniciais (ou senso comum), o que diversas pesquisas demonstraram ser quase impossível que sejam desconstruídas. Além disso, alguns professores poderão ter dificuldades para entender que os alunos possam não compreender certos tópicos, já que o tutor pode ter se esquecido do “caminho do conhecimento” e o papel da intuição na elaboração de diversas concepções dos aprendizes. Trabalhar essas representações, colocando-se por vezes “no lugar do aluno”, com competência didática e diálogo, é o caminho para incentivar os alunos e seus sistemas cognitivos a reexaminar, incorporar novos elementos e reorganizar as noções que já possuem.
1.3 Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem
Consequência direta da competência anterior, está estruturada no fato que aprendizado é a reestruturação da compreensão própria do mundo, com intenso esforço cognitivo, e não apenas memorizar e estocar