Resumo: design para quem não é design
Livro: Design para quem não é design
Autor: Robbin Willians
Este livro mostra-nos dicas para quem quer fazer trabalhos, cartões, anúncios, folhetos, folders e outros. Robbin Willians usa uma linguagem clara e simples com muitas figuras para facilitar a compreensão do leitor.Os principais conceitos do Design: Os principais conceitos do design são: proximidade, alinhamento, repetição e contraste.
Proximidade: Os itens que são relacionados entre si devem estar próximos criando unidades visuais que o leitor verá e entenderá a mensagem passada através da leitura. Alinhamento: O alinhamento num texto é muito importante, pois quem ler ele deve ver que está organizado. Deve-se usar um alinhamento principal, geralmente à esquerda ou à direita, com possíveis parágrafos para identificar os itens mais próximos. Repetição: A repetição serve para aumentar o interesse do leitor numa página (anúncio, folder, etc..), deve-se repetir uma fonte em título ou subtítulo, uma linha ou simplesmente um padrão se o texto tiver mais que uma página, por exemplo, título com uma fonte em negrito e sublinhado, mantém-se os outros títulos assim.
Não pode ter repetições em demasia senão fica chata a leitura.
Contraste: O contraste é tudo o que é contrário, num texto o contraste é muito importante para evitar a repetição em demasia, por exemplo, colocar um título com uma fonte grande em negrito e um texto com fonte pequena, para isso basta ser ousado e deixar a timidez de lado para contrastar fontes, linhas e colunas e deixar um texto muito mais interessante para a leitura.Tipologia, os tipos (fontes)
A tipologia também influi muito no interesse de uma página, as fontes podem ser usadas também obedecendo algumas das regras citadas acima. Há três modos de ser utilizada uma fonte numa página Concordância: Quando é utilizada apenas uma fonte, o que deixa apenas uma característica na página.
Conflito: Quando são usadas duas fontes ou mais, porém,