Resumo descritivo dos métodos de perfilagem
Sumário
Sumário 2
1.INTRODUÇÃO 3
2.PERFIL DE RAIOS GAMA CONVENCIONAL – RG 3
3.PERFIL DO POTENCIAL ESPONTÂNEO 4
4.PERFIL DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA 4
5.PERFIS DE RESISTIVIDADE APARENTE 5
6.PERFIL DE INDUÇÃO 5
7.PERFIL SÔNICO OU ACÚSTICO 6
8.PERFIL DE CALIBRE DO POÇO OU CÁLIPER 6
9.PERFIL DE TEMPERATURA 7
10.CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
11.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. INTRODUÇÃO
A perfilagem geofísica é realizada para analisar o subsolo de um poço recém perfurado, garantindo o assentamento de filtros em locais adequados, e consequentemente maior vida útil, menor custo de manutenção e vazão máxima com qualidade na produção de água. Esse trabalho apresenta um resumo descritivo dos principais métodos de perfilagem apresentados no livro da CPRM (2000), usados na qualificação e quantificação da água subterrânea.
2. PERFIL DE RAIOS GAMA CONVENCIONAL – RG
Esse perfil se baseia no registro contínuo dos pulsos (fótons) emitidos pela radiação natural liberada pelos elementos urânio, tório e potássio (isótopo K40), existentes em qualquer rocha, ígnea, metamórfica ou sedimentar.
A emissão dos fótons obedece a uma distribuição gaussiana e quanto maior o número de fótons detectados mais fiel à informação desejada. Os perfis radioativos devem respeitar um fator conhecido como constante de tempo, para evitar que a ferramenta não fique aprisionada no poço durante a perfilagem. Essa constante abrange desde a recepção do pulso até o registro da curva. Constantes fora do especificado podem levar a erro nos resultados encontrados, e alguns equipamentos contam com filtragem eletrônica para contornar esse problema. Equipamentos diferentes podem apresentar diferenças na definição da espessura de um aquífero, sendo recomendável utilizar sempre os mesmos equipamentos ou empresa para o serviço de perfilagem.
Para detectar os raios