Resumo desconfigurado
Após a morte de Stálin(1953)a União Soviética viveu um período de transição até que em 1956, Nikita Kruschev assumiu o poder e no XX Congresso do PC revelou todos os crimes cometidos no período stalinista e acenou com a possibilidade de uma liberalização do regime. Procurou buscar uma coexistência pacífica, preservando sua área de influência. Reatou com Tito e incentivou a derrubada de líderes comprometidos com o stalinismo na Europa Oriental. Guerra de Suez : com a ocupação de uma parte do território do Egito por forças israelenses, britânicas e francesas. O país era governado por Gamal Abdel Nasser, aliado da URSS. Logo houve uma reação da URSS de utilizar armas atômicas caso as forças invasoras não retirassem suas tropas.
Na Alemanha, Berlim Ocidental ficou sob a égide da República Federal da Alemanha e Berlim Oriental sob a República Democrática da Alemanha. Diante da fuga de muitos alemães da parte socialista para a capitalista por que perceberam que o lado da Berlim Ocidental estava mais desenvolvida, a parte socialista construiu em 1961 um muro conhecido também como Cortina de Ferro ou Muro de Berlim, com um aval de Moscou que repartiu a cidade. Tornou-se símbolo da Guerra Fria. Sendo instrumento de propaganda para o Ocidente pois o raciocínio era o seguinte: se o socialismo fosse melhor, deveria ser construído um muro para impedir que as pessoas entrassem e não para impedir que elas saíssem.
Na Tchecoslováquia, houve uma tentativa de liberalização do regime. Alexander Dubcek anunciou que seu país realizaria importantes reformas econômicas e políticas. Deixaram de seguir o modelo soviético, buscavam um socialismo