Resumo demonstrar métodos e técnicas utilizadas por comerciantes do setor varejista visando satisfazer seus clientes e aumentar seus lucros. prestando serviços de qualidade e praticando preços acessíveis. palavras-
Aguinaldo José
Dione Silva
Fábio Ribeiro Falqueto
Acadêmicos do 1º período de
Administração Faesa Campus III
Resumo
Demonstrar métodos e técnicas utilizadas por comerciantes do setor varejista visando satisfazer seus clientes e aumentar seus lucros. Prestando serviços de qualidade e praticando preços acessíveis.
Palavras-chaves: Marketing; Varejo; Qualidade, Atendimento; Prestação de serviço; Consumidores.
Sumario: 1 Introdução; 2 As características do mercado varejista; 3 O perfil dos consumidores atuais; 4 Varejo Virtual
1. Introdução:
1. Este artigo visa demonstrar em tempos de shoppings e hipermercados que ainda há espaço para o mercado de varejista, a padaria do lado de casa o mercadinho de frutas frescas entre outros, e que o contato direto com o cliente é fator primordial para conhecer seus desejos e suas necessidades e a partir daí criar formas de melhor servir, sem deixar de obter lucro, que é o principal objetivo de todo estabelecimento comercial.
2. AS CARACTERÍSTICAS DO MERCADO VAREJISTA.
A atividade varejista é praticamente de prestação de serviços, portanto, pertence ao setor terciário da economia. A imagem de uma loja e formada em grande parte pelo nível de prestação de serviço ao consumidor. Os produtos muitas vezes são os mesmos da concorrência. Há casos em que a única forma possível de diferenciação está na qualidade de serviços prestados. (LAS CASAS, 2004, p.146).
O setor varejista situa-se no setor terciário por ter como característica básica a prestação de serviço e sua imagem estão diretamente ligadas à mesma, como na maioria dos casos os produtos oferecidos aos consumidores são os mesmos da concorrência o diferencial está na qualidade da prestação do serviço.
3. O PERFIL DOS CONSUMIDORES ATUAIS
Os consumidores mudaram, estão mais conscientes de seus poderes, suas responsabilidades e limitações. E consequentemente, essa consciência resulta em mudanças nas suas relações de consumo. Como o consumidor está