Resumo de o resgate do estado de direito
Isso leva os mesmos a aceitar uma possível violação no direito das pessoas quanto às ações policiais que acabam protegendo alguns crimes ilícitos, contra as leis, com maior destaque, aqueles cometidos por pessoas privilegiadas ou de alta classe, os crimes de colarinho branco.
Entenda este tipo de crime: Foi definido pelo criminalista norte-americano Edwin Sutherland, seria um crime cometido por uma pessoa respeitável perante a sociedade, de alta posição social. O autor acreditava que estaria ligado às relações interpessoais com outros criminosos.
Os crimes de colarinho branco abrangem na área corporativa e são submetidos a cometer fraudes, contrafrações, subornos, corrupção.
Em continuação ao texto, o problema na posição das autoridades seria em ocultar ou poupar esses tipos de crimes a algumas pessoas, deixando a sociedade menos favorecida em total iniquidade.
Para esse fato acabou de se instalar na agenda publica do país. Tornando conhecido perante o mundo inteiro.
Dentre esses fenômenos foi criada a Operação Satiagraha, criada em 2004 pela Policia Federal, um movimento contra a corrupção, lavagem de dinheiro e o desvio das verbas públicas. Tornou-se vigente após alguns vazamentos em série de documentos protegidos pelo sigilo judicial. Antes restrito a algumas pessoas esse acontecimento, agora passou a ecoar na imprensa, sendo principal noticia da época.
Discutido em todo Supremo Tribunal Federal e outros órgãos brasileiros, foi definido e concordado pelas autoridades de se criar mecanismos mais afetivos controlando as operações policiais.
Um ato do Ilustre Ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu titular presidente do supremo, foram duas ideias fundamentais para o fim destes acontecimentos, seriam a “lei de abuso de autoridade” ainda sendo definida e a “lei do grampo”, mais de 400 mil linhas telefônicas gravadas para a