Resumo de a criança e o numero
(Dra. Kamii é natural de Genebra, Suiça, filha de japoneses, residente nos Estados Unidos, bacharel em sociologia, alu¬na e colaboradora de Jean Piaget).
No livro citado, a autora faz uma abordagem de assuntos ligados a natureza do número e a aplicação desses conhecimentos à prática"pedagógica de professores de crianças de 4 a 7 anos .
INTRODUÇÃO - a autora se refere ao Fenômeno da não conservação
No geral, os educadores concluem que as crianças não conservam e devem ser ensinadas a conservar o numero.
"Conservar .6 número" significa pensar que a quantidade não altera, mesmo quando o arranjo espacial dos objetos foi alterado.
A pesquisa e a teoria de Piaget ajudam ao professor e po¬dem fazer uma grande diferença na maneira de ensinar o nú¬mero elementar. A autora exemplifica com um trabalho (Inhelder, Sinclair e Bovet, 1974) para melhor familiarização com a prova de conservação do número elementar, onde aparecem os elementos: método, igualdade, conservação, contra - argumentação e quotidade (quotity ou quotite). Apresentam uma tabela onde sintetizam a ordem hierárquica do desenvolvimento em níveis.
Nível I – a criança não consegue fazer um conjunto que te¬nha o mesmo número.
Nível II – a criança (4 e 5 anos) consegue fazer um conjunto com o mesmo número, mas não consegue conservar essa igualdade.
No geral, os educadores acreditam, ser eles os responsáveis em levar as crianças ao nível de desenvolvimento seguinte. Esta é uma aplicação falsa da teoria de Piaget. • CAPÍTULO 1 - A NATUREZA do NUMERO
Piaget - três tipos de conhecimento considerando suas fon¬tes básicas e seu modo de estruturação: conhecimento físi¬co, conhecimento lógico-matemático e conhecimento social -(convencional).
Conhecimento físico e Lógico-matemático
Piaget concebeu dois tipos ou pólos de conhecimento - o físico num extremo e o lógico no outro.
1 - Conhecimento físico adquirido observando as