Resumo de urbanismo
Para ser considerado uma cidade, de acordo com a ONU, o espaço deve aglomerar no mínimo 20 mil habitantes. Além disso, é preciso uma infra-estrutura construções que atendam às necessidade humanas de lazer, educação, religião e ainda entidades políticas, administrativas e sociais que determinem leis e normas a serem seguidas pelo público. A cidade pode ser considerada por alguns teóricos como “organismo vivo”, por espelhar diretamente o comportamento da sociedade que a compõe, assim como um enorme “livro aberto”, por ser o resultado das aspirações, lutas e da história daquela sociedade.
A origem das cidades está ligada a necessidade de especialização e organização das sociedades mais antigas, a formação das civilizações, com diferentes perfis comportamentais, mas onde todos precisavam de uma liderança, uma autoridade que pudesse projetar a evolução das mesmas. Ao passo em que ocorreu essa “divisão”, houve também o nascimento de diferentes grupos dentro de uma mesma sociedade, e assim o surgimento e o contraste de dominantes e dominados. Esse processo, também conhecido como “revolução urbana”, teve início na região conhecida como Crescente Fértil.
A importância do urbanismo está na estreita relação que possui com a cidade e seu bom funcionamento. Para uma cidade “ideal”, ou perto disso, é necessário um plano urbanístico eficiente e autoridades capacitadas a segui-lo. O planejamento urbano é responsável pelas características técnicas e políticas de ocupação de um espaço, bem estar humano, relação entre desenho urbano e eficiência de sistemas de transporte, comunicações e circulação, além de ser também responsável pela preservação do meio ambiente. O planejamento