resumo de uma noticia sobre o afresco lorezetti
5196 palavras
21 páginas
Um espelho de príncipes artístico e profano: a representação das virtudes do Bom Governo e os vícios do Mau Governo nos afrescos de Ambrogio Lorenzetti (c.1290-1348) - análise iconográficaUma marca característica dos escritos políticos da Baixa Idade Média foi a preocupação com a educação de seus príncipes. A construção da imagem de um rei sábio fez parte do topos real medieval, e a constante reflexão a respeito do exercício da monarquia transformou-a aos poucos num ofício de rei (LE GOFF: 1999, 93).
Esta noção de um faber, um ofício aprendido, com pedagogia própria (literatura parenética), foi lentamente construída por meio da transmissão didática de uma literatura erudita voltada à educação ética do governante - a literatura parenética possui dois sentidos: 1) texto escrito para uma exortação moral e 2) discurso sagrado tendo como base os sermões dos padres da Igreja. Neste artigo, sempre utilizarei o conceito tendo em vista o primeiro sentido — e direcionado para a educação régia, como é o caso dos espelhos de príncipes medievais. Na segunda metade do século XIII, o que os especialistas chamam de “literatura política” sofreu um notável incremento (BERTELLONI: 1997, 115).
Elaborou-se aos poucos uma filosofia teológico-política que metaforicamente interligava a figura do rei ao reino. Nesta projeção idealizada, o rei seria a encarnação do próprio reino. Sua corte — lugar de reverência, contemplação e exercício do poder — seria o locus de veiculação desta imagem real. A construção da imagem do rei sábio nos séculos XIII-XIV fez parte do topos real. Através da educação virtuosa, da reflexão ética interior, o rei deveria ser o espelho de uma vida virtuosa, no qual seus súditos pudessem contemplar um modelo de perfeição a conduzi-los ao reino celeste. Foi, sem dúvida, um importante passo para a montagem textual do topos real.
O rei seria, a partir de então, uma metáfora do reino; a corte, uma metáfora da Jerusalém terrestre. O rei deveria olhar para si