Resumo de textos
O texto fala que o ato de estudar exige que o sujeito de tal ato assuma uma postura crítica, encarando o estudo como um desafio de se aprofundar o conhecimento. Por isso, Paulo Freire afirma que “estudar é um trabalho difícil”, pois muitos não assumem essa postura. Conta também que atitude crítica no estudo estimula a compreensão e o diálogo entre o leitor e o autor, o que possibilita a construção e o aprofundamento do conhecimento. O ato de estudar, segundo Paulo Freire, representa “uma atitude em frente ao mundo”, uma vez que o olhar crítico e criativo complexifica a relação leitor-texto.
Passeio Socrático - Frei Betto
Frei Betto nos convida a fazer uma autocrítica sobre esta era do consumismo desenfreado. Onde nos tempos modernos o materialismo se tornou mais importante do que os valores espirituais, onde o ser humano é avaliado pelo seu poder aquisitivo, criando uma total inversão de valores transformando as pessoas em robôs estereotipados, principalmente pela mídia, que impõe um padrão na sociedade. Hoje o importante não é “ser”, é “ter”, Frei Betto faz um crítica sobre a super valorização da estética, em que as pessoas se importam mais com a beleza exterior do que com o interior, citando que antigamente havia mais livrarias do que academia, hoje, é o contrário. Para ele, as pessoas devem ”virar o desejo para dentro”, se libertar desse condicionamento globalizante e gostar mais de si. Faz críticas a publicidade que tenta vender a felicidade, e a televisão que transformou os domingos no “dia nacional da imbecilidade coletiva”.
O estudo como forma de pesquisa - João Baptista de Almeida Júnior
Segundo o autor, este capítulo tem como objetivo convocar o estudante a participar do próprio processo de educação, tornando-se o sujeito co-responsável pela situação de aprendizagem. Neste capítulo o autor fala que o estudante deve estudar primeiro como aprender, isto porque as mudanças ocorridas na sociedade