Resumo De Teoria Da Comunica O
Resenha do capítulo “O ethos midiatizado” de Muniz Sodré
Aluna: Leilane dos Santos Oliveira
Matéria: Teoria para comunicação II
Professor: Gusmão
2° período / Comunicação Social
Maceió, 25 de julho de 2013
Leilane dos Santos Oliveira / 2º período / Teoria para comunicação II
“O ethos midiatizado” é um capitulo de um livro do autor Muniz Sodré “Antropologia do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede”
Esse capítulo do livro nos faz refletir sobre a forma de se viver do homem.
Muniz Sodré de Araújo Cabral (São Gonçalo dos Campos, 12 de janeiro de 1942) é um jornalista, sociólogo e tradutor brasileiro, professor daUniversidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola de Comunicação. Tem duas filhas, três netas e atualmente é casado com a também professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Raquel Paiva. Exerceu de 2005 a 2011 o cargo de diretor da Biblioteca Nacional.
É um pesquisador brasileiro e latino-americano no campo da comunicação e do jornalismo. Dirigiu a TV Educativa. Publicou quase uma centena de livros e artigos, na área da comunicação (jornalismo em especial), mas também livros de ficção e um romance (O bicho que chegou a feira). Algumas obras tornaram-no mais conhecido, como Monopólio da Fala (sobre o discurso da televisão) e Comunicação do Grotesco (sobre programas de TV que exploram escândalos e aberrações). Um dos poucos teóricos brasileiros na área de comunicação que têm circulação e respeitabilidade no exterior, sendo professor e palestrante de diversas instituições em países como Suécia, França, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Colombia, Bolivia, Uruguai, Peru dentre outros.
Por esse perfil do autor, podemos perceber o quanto ele foi importante para a comunicação no Brasil, e também um grande pensador.
Para completar a leitura é preciso primeiro analisar o que é ethos e midiatização.
Ethos é uma palavra relacionada a “ética”, ou um conjunto de valores,