resumo de tecnica
Algum esforço é necessário, portanto, para tentar dissociar o autor de sua obra, já que assim como "a essência do analista impõe-se à sua aparência" (p. 86), a essência do David transparece ao longo de seu texto.
Pois bem. O Manual de terapia psicanalítica: uma re-visão é extremamente prático como um "guia" de consulta para as diversas situações clínicas e temas referentes à técnica. O estilo de David Zimerman proporciona uma leitura agradável. O texto é bem escrito e, com elegância, deixa a impressão de uma conversa direta entre o autor e o leitor. A forma peculiar com que ele expõe suas idéias — com profundidade, mas sem excluir um modo didático e simples de falar e escrever — é uma particularidade também encontrada na maior parte dos textos do mestre maior da psicanálise — reconhecível em "Conferências introdutórias sobre psicanálise", em Artigos sobre técnica, e nos Casos clínicos de Freud, só para lembrar alguns.
Como prefácio, há "Uma conversa inicial com os leitores", explicando o subtítulo "uma re-visão". Zimerman adianta que o texto abrange uma revisão dos temas gerais e específicos da técnica analítica e, ainda, uma nova "re-visão".
Em outras palavras, as quatro décadas de exercício e estudo da psicanálise permitiram a David Zimerman escrever de forma atualizada, com muita propriedade, sobre a evolução da teoria e da técnica psicanalítica, e apresentar sua própria visão como psicanalista. Esta implica a concepção de "pluralidade" como um conceito de valor positivo,