Resumo De Suyane 2
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
CURSO DE LICENCIATURA INDÍGENA DE ALAGOAS – CLIND/ALGOAS
Suyane de Souza Tenório
RESUMO
PALMEIRA DOS ÍNDIOS, 2014.
SUYANE DE SOUZA TENÓRIO
RESUMO
Resumo requisitado na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, ministrada pela Profª Me. Maria Margarete de Paiva Silva na Universidade Estadual de Alagoas, campus III, como requisito parcial de nota.
PALMEIRA DOS ÍNDIOS, 2014.
FECHANDO POR ENQUANTO...
Irandé Antunes
Aprender é uma das coisas mais bonitas, mais gostosas da vida. Acontece em qualquer tempo, em qualquer idade, em qualquer lugar: Ajudar as pessoas a descobrir esse prazer, a “degustar” o sabor dessa iguaria é ascender às mais altas esferas da atuação humana. Para compreender bem um texto, é importante captar as suas condições de produção e perceber os mecanismos nele utilizados para produzir a significação. De acordo com o poema de Leminski, o professor de português é um “sujeito inexistente” ou uma inutilidade que apenas reproduz conceitos da gramática normativa tradicional. O resultado da pseudopresença desse sujeito em sala de aula, da pseudoconvivência com seus alunos, é a tortura, o dirigismo, a sujeição cega às regras, etc., demarcando, sem dúvida, um tipo especifico de ensino e uma abordagem especifica de linguagem.
Professor de passagem: usa as escolas de 1º e 2º grau como escada e laboratório para galgar os píncaros da universidade ou do curso de pós-graduação.
Professor de licença ou em final de carreira: forma o contingente dos “aposentados em serviço” ou dos acomodados, que não têm mais desejo nenhum a não ser a garantia de um túmulo confortável, espaçoso e enfeitado num cemitério de classe média.
Professor manietado: é aquele que só não troca de profissão por absoluta impossibilidade ou incompetência – perdeu tempo demais com o magistério e o arrependimento chegou um pouco tarde, principalmente no que se