Resumo de soldagem
Processo de união de materiais usado para obter a coalescência localizada de metais e não metais, produzida por aquecimento ate uma temperatura adequada, com ou sem a utilização de pressão e/ou material de adição.
Zonas formadas em uma solda
a) Zona Fundida (ZF): região onde o material fundiu-se e solidificou-se durante a operação de soldagem. As temperaturas de pico nesta região foram superiores a temperatura de fusão do material (Tf).
b) Zona Termicamente Afetada (ZTA) ou Zona Afetada pelo Calor (ZAC): região não fundida do metal base que teve sua microestrutura e/ou propriedades alteradas pelo ciclo térmico de soldagem. As temperaturas de pico foram superiores a temperaturas criticas para o material em questão.
c) Metal de Base (MB): região mais afastada do cordão de solda e que não foi afetada pelo processo de soldagem. As temperaturas de pico são inferiores a temperaturas criticas para o material.
O que e coalescimento?
Juntar de maneira intensa; unir com força; aglutinar; Juntar as partes dispersas; transformar-se numa única coisa.
Defina corrente elétrica:
A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Esta diferença de potencial chama-se tensão.
Tipos de corrente elétrica:
Corrente contínua, corrente direta, ou corrente galvânica é considerada contínua quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa.
Corrente Alternada: Dependendo da forma como é gerada a corrente, esta é invertida periodicamente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa, fazendo com que os elétrons executem um movimento de vai-e-vem.
Arco Elétrico de soldagem:
Condutor gasoso de energia elétrica
Converte energia elétrica em calor
Uma das fontes de energia mais utilizadas para a soldagem
– Quantidade de calor gerado
– Densidade de energia conveniente
– Facilidade de controle
Obtenção do plasma: elevado