resumo de socrates e platao
Ele vivia igual aos sofistas, abandonou a preocupação dos filósofos pré-socráticos, assim, tentou explicar a natureza e os problemas dos seres humanos, interrogando os fundamentos humanos como por exemplo: O que é virtude?, O que é justiça ? O que é o bem? .
Sua pergunta mais famosa que se destacava era o que é a essência do ser humano? respondendo que o ser humano é a razão, a alma como principal fonte, incluindo também a consciência intelectual e moral.
Sua filosofia também era desenvolvida pela dialética, dividindo-se em duas partes, a irônica e a maiêutica.
Platão
Nasceu em Atenas (427-347 a.c) , pertencendo a uma das famílias mais nobres de Atenas (atenienses) . Seu nome verdadeiro é Aristocles. Recebeu o apelido de Platão que significa “ de ombros largos”
Platão era discípulo de Sócrates, depois da morte de seu mestre, se aprimorou na sua cultura e tendo uma evolução em suas reflexões filosóficas.Voltou a atenas ,(378 a.c) e fundou a escola , Academia sendo uma das principais instituições no Oriente.
Seus pensamentos eram transmitidos pela fala de Sócrates, nos diálogos socráticos escritos por ele mesmo (Platão). Tendo uma importância e dando origem a famosa frase: “Toda filosofia Oriental são notas de rodapé a Platão “.
Platão enfrentou o impasse criado por Parmênides e Heráclito, isto é , existiram duas realidades , baseadas em dois aspectos , mundo sensível , onde a matéria , as coisas que percebemos no dia-a-dia , surgem e desaparecem a todo tempo . Tornando temporário as coisas e fatos do mundo sensível e o mundo inteligente, corresponde a ideias continuas , sempre as mesmas de tal maneira.