Resumo de Sociologia
Há muitos tipos de privação de direitos, e em muitos casos estão uns relacionados aos outros, se reforçando.
Estratificação = modo como a sociedade está dividida em camadas sociais que se superpõem. Divisão hierárquica.
Mobilidade social = possibilidade de um individuo mudar de posição nessa hierarquia social.
A ascensão social não é fácil, pois as camadas inferiores sofrem restrições de acesso aos recursos.
A estratificação social e as desigualdades geradas por ela não são naturas, pois são geradas histórica e socialmente, influenciando diretamente na vida em uma sociedade.
•Castas: sistema de estratificação social antigo, cujo sistema de divisão social é hereditário, sem haver possibilidade de mobilidade social.
•Estamentos: estratificação social de um mundo em transição, fundamentada pela igreja católica de acordo com a ordem de importância perante Deus. Camadas: clero, nobreza, comerciantes e camponeses, cada um possuindo um determinado conjunto de direitos e deveres tidos como naturais e determinados por Deus.
-Assim como nas castas, a garantia de validade do sistema se dá pela determinação divina, restando aos indivíduos somente a aceitá-la.
-Porém, diferentemente do sistema de castas, os estamentos são mais “abertos” para a mobilidade social, apesar de ser difícil.
>>Webber: para ele, os estamentos representavam uma mudança do sistema colonial como sociedade fechada para uma sociedade moderna, aberta e com classes.
•Classes sociais: podem ser entendidas como grupos de pessoas que surgem das desigualdades sociais, porém tem como base a igualdade “formal” entre os indivíduos. Logo, as classes surgem através das desigualdades criadas socialmente, para que todos sejam “formalmente” iguais perante a lei.
-Nas classes, existe a possibilidade aberta de mobilidade social, tanto no sentido de subir ou descer na