Resumo de sociologia durkeim
INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA – ICSEZ
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO – 1º PERÍODO
TALITA SARRAFF PEREIRA
SOCIOLOGIA GERAL
AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO
PARINTINS/AM
2013
IDÉIAS PRINCIPAIS
1. “Os fatos sociais devem ser tratados como coisas.” – (Émile Durkheim)
Para Durkheim, os fatos sociais devem ser analisados como coisas, o pesquisador deve ser “externo” aos acontecimentos. Ele queria que os estudos fossem objetivos, com dados mensuráveis, enfim, o mais próximo possível dos métodos das ciências naturais.
2. “Esses tipos de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores ao indivíduo, são também adotados de um poder imperativo e coercitivo.” – (Émile Durkheim)
Durkheim afirma que os fatos sociais existem antes e fora dos indivíduos e neles exercem uma força repressiva.
3. “A vida é uma e, por conseguinte, não pode ter por sede senão a substancia viva em sua totalidade. Ela existe no todo e não nas partes.” – (Émile Durkheim)
Para Durkheim, o indivíduo visto de maneira isolada não pode ser considerado objeto ideal para o estudo da Sociologia. O que realmente interessa é o enfoque no indivíduo inserido no contexto de uma realidade social objetiva.
4. “A educação tem justamente por objeto formar o ser social; pode-se então perceber, (...), de que maneira este contitui através da história. A pressão de todos os instantes, que sofre a criança é a própria pressão do meio social tendendo a molda-la a sua imagem.” – (Émile Durkheim).
Neste trecho pode-se observar que segundo o autor, o indivíduo ingressa na sociedade a partir do momento em que, nasce dentro dela. E no mesmo instante do seu nascimento, ele já começa a ser moldado pelas instituições. Primeiro pela família, mais tarde, pelo seu bairro, município, escola etc. a partir daí o indivíduo procura agir em conformidade com o grupo, pois sabe que sofrerá exclusão se assim não o fizer.
5. “(...) o devoto ao nascer, encontra