Resumo De Sociologia Cap 5 Grupos Sociais
Capítulo 05:
GRUPOS SOCIAIS
É um aspecto importante a ser estudado pela sociologia, pois ocorre dentro dos grupos sociais a interação social.
O primeiro grupo social o qual o ser humano tem contato é a família. Na família nos é transmitido conceitos de valores, cultura e o idioma que falamos (por exemplo).
Segundo o texto, “grupo social é qualquer número de pessoas que partilham de uma consciência de interação e filiação1. Ou seja, grupo social é qualquer conjunto de pessoas em interação que compartilham uma consciência de membros”. Diferente de agregação ou coletividade, neste conceito os indivíduos possuem pouca ou, até mesmo, nenhuma interação social.
Quando uma agregação ou coletividade passa a ter um interesse em comum (uma interação conjunta), torna-se grupo social amorfo e transitório.
Há classificações de grupos sociais, sendo seus principais: grupos pessoais e externos, grupos primários e secundários e os conceitos de comunidade e sociedade.
Nos grupos pessoais consistem em grupos nos quais os indivíduos se sentem pertencentes. Já nos grupos externos são os grupos em que as pessoas não sentem que pertencem normalmente, vistos pelos grupos pessoais de aspecto hostil, concorrente ou de indiferença.
Os grupos de referência são aqueles usados como exemplo de conduta e ações por outras pessoas, assim, as orientando (tanto de forma positiva ou negativa).
No texto afirma que os grupos de referência e os grupos externos são, normalmente, percebidos em termos de estereótipos. Os estereótipos são impressões distorcidas que um grupo possui em relação a outro grupo, ou seja, imagens que, muitas vezes, não são reais projetadas a determinado grupo social.
Ao interagir com uma pessoa, primeiro interagimos com seu estereótipo, pois é a impressão que assimilamos, posteriormente, a interação passa a ser com o indivíduo propriamente dito. O fato se dá devido ao nosso primeiro contato ser com a imagem