Resumo de Sistemas de Informação para a Gestão
Texto 1 – Informação e Organizações
Globalização e Sociedade da Informação
- Desafios da Sociedade da Informação
A sociedade da informação na qual vivemos é globalizada e determinada economicamente e é fundada em tecnologias digitais, onde a informação como recurso é um bem de mercado, depende dos sistemas que permitem o seu suporte e partilha, assim como de pessoas capazes de utilizar esses sistemas em proveito das organizações onde se inserem.
- As organizações e a globalização
As organizações confrontam-se com novas necessidades e requisitos mais exigentes para a concretização dos seus objetivos de negócio.
Anteriormente a atividade das organizações, no geral, resumia-se a produzir para vender, tendo por base os recursos disponíveis, enquanto na atualidade os novos contextos sociais e organizacionais comportam novos e mais complexos desafios.
A Sociedade da Informação, possibilitada pela globalização e pela crescente evolução das TIC, impõe a tomada de medidas adequadas à preservação da informação de negócio das organizações.
O sucesso das organizações, depende da sua capacidade de se adaptarem aos novos mercados e às respetivas envolventes de negócio, exigindo frequentemente mudanças profundas nas suas estruturas organizativas.
- Impactos da Globalização
Globalização – linha divisória de duas realidades complementares: num lado, os países subdesenvolvidos, para os quais a globalização surge como a entrada de grandes organizações, capazes de dominar toda a sua economia e conduzir a um maior desemprego e consequentemente aumento da pobreza; no outro lado os países para quem novos conceitos tecnológicos e comerciais surgem como a evolução natural do seu desenvolvimento, na busca de novos e melhores mercados.
A Globalização é vista como “processo novo, diferente da internacionalização e da mundialização que procura novos caminhos e equilíbrios de poder num mundo que considera cada