Resumo de sala de aula interativa
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS / CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo do livro: Sala de aula Interativa
Educar em nosso tempo está muito desgastado, sendo a raiz desse problema as várias fontes e processos, não podendo ser solucionado dentro da sala de aula. Uma possível solução seria modificar comunicação na sala, enfocando a interatividade. A partir disso o professor deve promover a participação e a intervenção dos alunos, possibilitando um aproximamento entre culturas e gerações.
A interatividade requer uma maior participação, comunicação e múltiplas redes de mensagens. É preciso modificar o tradicionalismo na sala de aula, ou seja, a distribuição do conhecimento e que principalmente o professor faça haver as interações necessárias e que promova a interatividade.
Muitos críticos acreditam que a interatividade é a dissolução do sujeito, pois na educação ela se torna modificada por códigos de programas, passando a existir cada vez menos, limitando-se a um programa de inteligência artificial. Alguns deles também acreditam que as novas tecnologias levariam ao desenvolvimento coletivo da inteligência, a criação coletiva e a comunicação do sujeito. Daí comunicação e conhecimento tornam-se desafios da sala de aula presencial e à distancia também, sendo que a aprendizagem esta cada vez mais independente , mas socialização necessita cada vez mais do ambiente da sala de aula , pois socializam- se em massa. Além disso, a formação do individuo se dá pela construção coletiva do conhecimento e da comunicação.
A sala de aula interativa é um espaço coletivo, em que o professor faz com que comunicação seja de forma participação-intervenção. Uma característica marcante da interatividade é a naturalidade da ação, que seria o confronto coletivo dos interagentes. Na ética da complexidade pode ser entendido também como a ética da tolerância, e tem alguns princípios básicos