RESUMO DE REVIS O 1 ANO 1
A Investigação Científica
A natureza do conhecimento científico
O cientista, em seu trabalho, é guiado por uma característica humana básica: a curiosidade. Está, continuamente, tentando explicar os "porquês" e os "comos" das coisas. Albert Einstein (1879-1955), um dos maiores físicos da humanidade, comparou o trabalho de um cientista ao de um detetive: reúne uma série de fatos e, a partir deles, procura entender como ou por que um determinado fenômeno está ocorrendo.
O cientista vai além da simples observação ou confirmação de fatos; ele procura entender por que certos fatos ocorrem e quais as consequências de sua ocorrência.
A Investigação Científica O método hipotético-dedutivo em ciência
O que é hipótese?
Todo conhecimento científico começa com uma pergunta: "Por que tal fenômeno ocorre?" ou "O que isto tem a ver com aquilo?"
Ao formular determinada pergunta, o cientista tem geralmente um palpite sobre qual é a resposta. Esse palpite é o que se chama hipótese.
Indução e dedução
Uma hipótese científica não é um palpite qualquer, mas se apoia em informações já existentes sobre o assunto. Para formular uma hipótese, o cientista analisa, interpreta e reúne todas as informações disponíveis no momento, processo conhecido como indução.
Existe uma condição fundamental para uma hipótese ter valor: ela precisa ser testável. O cientista imagina uma situação na qual, se a hipótese for verdadeira, haverá determinada consequência. Assim, a partir da hipótese, ele faz uma dedução, prevendo o que irá acontecer.
Os cientistas podem, em certos casos, planejar experiências para obter evidências que confirmem ou refutem suas deduções. Se os resultados dos experimentos ou das observações mostrarem que as deduções estão erradas, deve-se retroceder e corrigir as hipóteses ou abandoná-las. Já no caso de as previsões se confirmarem, as hipóteses vão ganhando suporte, sendo cada vez mais aceitas. Geralmente o método adotado pelos cientistas para investigar