Resumo de psicologia comportamental
Análise – é a forma de aplicar as teorias
Análise experimental do comportamento – é a pesquisa de laboratório (para observar conceitos básico)
Não existe só um Behaviorismo.
Behaviorismoi Radical – é a filosofia da teoria de Skinner
"A Psicologia é o estudo da interação entre organismo e ambiente". (Harzem & Miles, 1978, p.47).
"O termo comportamento deve incluir a atividade total do organismo - o funcionamento de todas as suas partes." (Skinner, 1961, p. 337).
"O termo ambiente presumivelmente significa qualquer evento no universo capaz de afetar o organismo. Mas parte do universo está encerrado dentro da própria pele de cada um" (Skinner, 1981, pp. 247 248).
"Estamos interessados então, nas causas do comportamento humano. Queremos saber por que os homens se comportam da maneira como o fazem. Qualquer condição ou evento que tenha algum efeito demonstrável sobre o comportamento deve ser considerado. Descobrindo e analisando estas causas poderemos prever o comportamento; poderemos controlar o comportamento na medida em que o possamos manipular" (Skinner, 1981, p.34).
Diferenças entre o modelo de Watson e o de Skinner:
WATSON – mecanicista (S – R)
SKINNER – selecionista; tríplice contingência; seleção e variação do comportamento (filogênese, ontogênese e cultura).SD-R - SR
O Comportamento:
• Era apenas uma alternativa inicialmente para obter dados e inferir sobre a mente. Com o tempo, o comportamento adquiriu um valor intrínseco, para muitos passou a ser o próprio objeto da Psicologia. Outros continuam achando que a mente é o objeto para produzir os comportamento.
• Os analistas do comportamento adotam o ponto de vista de que o processamento que ocorre entre o estímulo e a resposta pode ser analisado enquanto comportamento cerebral, fisiológico, e, portanto, deve ser estudado pela neuropsicologia, ou pode ser analisado enquanto comportamento encoberto.
• Explicar significa estabelecer relações entre eventos. Os