Resumo de Psicofisiologia
Slides – Membrana plasmática (do 01 ao 11)
Aula 14/08/2013
Continuação dos slides – Membrana plasmática
Osmose – transporte de água (partículas) de onde está menos concentrada para a área mais concentrada.
Gradiente de Concentração – A diferença de concentração entre dois meios.
Transporte de Membrana
DIFUSÃO SIMPLES
Movimento de moléculas de um lado para o outro por moção molecular ao acaso. Exemplos: O2, CO2, uréia, hormônios esteroides.
*Permeabilidade: grau de facilidade com que uma molécula pode atravessar a membrana plasmática. Irá depender de: lipossolubilidade, tamanho, polaridade, temperatura.
DIFUSÃO FACILITADA
Quando a molécula é muito grande, precisa de um proteína transportadora para poder atravessar a membrana. É movimento a favor do gradiente de concentração. Exemplo: entrada de glicose nas hemácias humanas, através de uma proteínas chamada “permease”.
TRANSPORTE ATIVO (Queima e quebra ATP)
Transporte de moléculas através da membrana contra seu gradiente de concentração, às expensas de energia. A energia necessária poderá vir da quebra de uma molécula de ATP, como no caso do transporte ativo primário, ou do gradiente de concentração de outro íon ou molécula, como no caso do transporte secundário.
BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO
- Bota sódio para fora e coloca potássio para dentro da célula.
- Cria um estado na célula que propicia que ela fique em atividade
TRANSPORTE ATIVO SECUNDÁRIO
Ocorre quando uma molécula é transportada à custa do gradiente de concentração de outra, normalmente o Na+. Como o gradiente de concentração de Na+ depende da atividade da ATPase Na+/ K+, a energia necessária provém indiretamente do ATP.
POTENCIAL DE REPOUSO DA CÉLULA
Dentro da célula tem várias substâncias que contém cargas positivas e negativas. Acontece que elas não passam através da membrana e isso só é possível através da bomba de sódio-potássio. A bomba de sódio+ e potássio+ (que