Resumo de programa de monitoramento sedimentológico
Ao iniciar uma construção o controle da erosão dos solos pode ser feito com medidas de proteção de superfícies de solo exposto, antecipação de forração vegetal de corte e aterro, implantação e limpeza de dispositivos de retenção de sedimentos.
Pode-se considerar sedimento como toda partícula derivada da rocha ou de materiais biológicos, que pode ser transportada por fluido, é derivada da fragmentação das rochas por processos físicos ou químicos, a qual é transportada pela água ou pelo vento do lugar de origem aos rios e aos locais de deposição; (CARVALHO, 1994).
Os resíduos sólidos podem causar problemas ao meio aquático, transportando poluentes aumentando a turbidez da agua e diminuindo sua transparência. Quando isso ocorre impede a penetração de luz e calor diminuindo as atividades fotossintéticas necessárias. Ao decantar, o sedimento provoca o assoreamento, que em reservatórios, reduz o volume de água, a regularização de seu curso.
Portanto uma rede de monitoramento viabiliza o conhecimento das mudanças ou alterações numa determinada área em um determinado espaço de tempo, propiciando assim um manejo adequado controlando os sedimentos. Uma rede de monitoramento de sedimento seria: tipo de representação geológica da bacia; uso e ocupação do solo; área de drenagem; vazão líquida; pluviosidade.
Com isso postos de monitoramento devem ser colocados com o objetivo de avaliar os sedimentos com um período determinado de acordo com pesquisas e com o intuito de preservar e não agredir o