Resumo de Pichon e Riviere
Foi possível observar que dada a grande e original contribuição de Pichon-Rivere para a compreensão sobre a estrutura e o funcionamento dos grupos, sendo ele o criador da teoria e técnica dos Grupos Operativos. O artigo de Thaís Thomé Oliveira P. (2013), teve como objetivo trazer elementos para compreensão sobre o modo de Pichon Riviere pensar a realidade e o funcionamento dos grupos e também discutir a potencialidade da técnica do Grupo Operativo como instrumento de intervenção e estratégia metodológica de pesquisa. Para isso foram utilizadas publicações recentes de pesquisa que utilizam sua técnica e seu referencial teórico.
O artigo faz uma apresentação de Pichon Riviere, sendo ele um Psiquiatra que é considerado um dos fundadores da Psicologia Social, Psicanalista suíço/argentino que construiu todo seu pensamento, a partir da visão dialética da realidade. No artigo procura-se apresentar o conceito da Dialética, que foi um dos conceitos centrais da obra pichoniana, através de uma explanação resumida de como esse método de conhecimento e apreensão da realidade é definido. Assim, a Dialética é apresentada no artigo como um método que compreende o homem na natureza e como ser histórico, como ser social e pensante, ético, agente, e que considera suas condições concretas de existência como ser social, político e cultural.
O artigo apresenta um dos principais construtos da concepção de grupo que Pichon considera inerente a todo grupo Velho x Novo, Necessidade x Satisfação, Explícito x Implícito, Sujeito x grupo, Projeto x Resistência à mudança. De acordo com essas contradições, o processo grupal, bem como o processo de aprendizagem, se dá por meio de um permanente movimento de estruturação, desestruturação e reestruturação, que pode ser representado por um cone invertido. Tal movimento se dá em idas e voltas no que Pichon Riviere denominou de