Resumo de niveis de prevenção e saneamento basico
1. Prevenção Primária.
Visa evitar ou remover fatores de risco ou causais antes que se desenvolva o mecanismo patológico que levará á doença. Tanto nonível individual, a grupos selecionados ou á população em geral.
Como exemplos deste tipo de prevenção, temos:
· imunização (vacinação) contra algumas doenças infecto-contagiosas
· uso de preservativos para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis
· uso de seringas descartáveis pelos usuários de droga, para prevenir infecções como HIV e hepatites.
2. Prevenção Secundária
Corresponde á detecção precoce de problemas de saúde em indivíduos presumivelmente doentes, mas assintomáticos para a situação em estudo. Pretende-se, ainda, que haja uma aplicação imediata de medidas apropriadas, com vista ao rápido restabelecimento da saúde ou, pelo menos, um condicionamento favorável da evolução da situação, com cura e/ou redução das consequências mais importantes da doença.
Este nível de prevenção pressupõe o conhecimento da história natural da doença, a existência de um período de detecção precoce suficientemente longo (período pré-clínico ou assintomático) e facilmente detectável, e que seja passível de tratamento que interrompa a evolução para estádios mais graves. Assim, espera-se que haja diminuição da prevalência da doença, essencialmente pela diminuição da duração da mesma.
Temos como exemplos:
· rastreio dos cancros do colo do útero, da mama, da próstata, do cólon e reto
· rastreio e vigilância da pressão arterial, glicemia;
· realização dos testes de avaliação de acuidade auditiva e visual no âmbito da saúde ocupacional
3.Prevenção Terciária.
Este tipo de prevenção tem como objetivos:
1. limitar a progressão da doença.
2. evitar ou diminuir as consequências ou complicações da doença como as insuficiências, incapacidades, sequelas, sofrimento ou ansiedade, morte precoce, 3. promover a adaptação do doente ás consequências