Resumo de Monopolio
TRABALHO DE ECONOMIA – MONOPÓLIO
ITABUNA - BA
MARÇO DE 2014
SUMÁRIO
Introdução
1. Monopólio 1.1 Teoria do Monopólio 1.2 Maximização de lucro no monopólio 1.3 Curiosidade 1.4 Diferenças do monopólio em relação à concorrência perfeita 2 Origem do monopólio 3 Tipos de monopólio 3.1 Monopólio Natural 3.2 Monopólio truste 3.3 Monopólio cartel 3.4 Monopólio Holding 3.5 Concorrência monopol
4 Governos e Monopólios 4.1 Brasil
5 História
Conclusão
Referências Bibliográfica
INTRODUÇÃO
Em economia, o monopólio é caraterizado pela posse ou direito de uma empresa que tem o poder muito grande em deter o mercado, tendo a capacidade de impor os preços aos que comercializam. A empresa que possui ou vende determinado produto, estabelece o preço de seu interesse de lucro, geralmente esses preços são muito elevados, com isso prejudica os compradores que desejam adquirir o produto, uma situação garantindo super lucro ao mercado. A concorrência do monopolista em que exista várias empresas do mesmo produto, nesta situação cada uma das empresas possui algum poder como: fatores que as distinguem são os pacotes, a marca, o peso e entre outros, para influenciar o preço dos seus produtos.
1.MONÓPOLIO Monopólio (do grego monos, um + polein, vender) designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.
Monopólios podem surgir devido a características particulares do mercado, ou devido a regulamentação governamental, o monopólio coercivo.
1.1.Teoria do Monopólio
Pela concepção tradicional, há monopólio quando há somente um único vendedor para