Resumo de Macro Aberta
Partindo da crise de 29, que criou um déficit no BP, devido a falta de liquidez do mercado internacional (já que não possuíam dinheiro para emprestar), houve um influxo de capital ( saída de dinheiro) fazendo com que o cambio se desvaloriza-se . Outro fato que influenciava no déficit do BP era a política restritiva controlada pelo BB, onde todas as transações cambiais passavam pelo banco, esses recursos eram utilizados para pagamento dos gastos prioritários do BP. Em 1934 o Brasil visita os países credores, eles solicitam que o Brasil liberalize a taxa de cambio, porem tendo em vista que a liberalização traria um maior déficit no BP o BB passará a controlar ainda 35% das divisas.
A balança comercial não sofreu grandes alterações, já que as importações caíram quase que na mesma proporção da perda da receita das exportações, explicada pela queda nos preços do café. Como o cambio estava desvalorizado houve um controle das importações fazendo com que houvesse uma maior demanda por produtos internacionais (substituição das importações), isso acarretou no desenvolvimento da indústria de base, favorecendo a criação de empresas estatais, a fim de suprir a demanda por produtos que antes eram importados. Além da política cambial, temos neste período uma política tarifaria, onde quanto maior a essencialidade do bem maior será a tarifa e quanto menos a essencialidade do bem menos será a tarifa, porém o crescente investimento e comércio dos EUA no Brasil dificultarão o estabelecimento desta política tarifaria, visto que o mesmo não teria ganhos com tal política restritiva.
Dada a manutenção da demanda agregada por meio das políticas expansionistas (as políticas fiscal e monetária deste primeiro período são expansionista, pois o aumento dos gastos que se dá por meio da compra dos