Resumo de livro
A obra é dividida em dois planos, um evidenciando Chico Bento e sua família, o outro a relação entre Vicente e Conceição.
Primeiro Plano- Vicente e Conceição.
Na fazenda de Logradouro, perto de Quixadá, Conceição -uma moça que gosta de ler vários livros, principalmente os de tendência feminista- tinha ido passar as férias com a avó Inácia. O momento não era muito feliz, pois a seca estava muito forte, matando animais e a vegetação. Apesar de nova, dizia não pensar em casar, mas tinha interesse em seu primo Vicente – um homem rude, forte e até meio selvagem. Ele morava com seus pais e suas irmãs em outra fazenda, fazia muito esforço para cuidar dos animais nesse período de grande seca.
Conceição convence sua avó a mudar-se para a capital e deixa Vicente cuidando de sua fazenda. Ele trabalhava muito para manter os gados vivos. Ela trabalhava como professora e era voluntária no campo de concentração, onde ficavam os retirantes. Certo dia, no campo de concentração, encontra Chiquinha boa, uma ex. moradora da fazenda de Vicente, ao conversarem, Conceição descobre que Vicente está de “chamego” com uma moça e fica revoltada.
Em uma visita de Vicente a conceição, ela o trata de modo indiferente. Vicente percebe e fica triste e não entende o porquê daquilo. As irmãs de Vicente ao perceberem isso, planejam o namoro dele com Mariinha. Ao saber disso, ele descarta a possibilidade, dizendo que não tinha interesse nela, apenas era gentil com a moça.
Ao pensar em Vicente, Conceição percebe a diferença de vida entre eles e ver a dificuldade de comunicação se houver