Resumo de ler e compreender
Os autores iniciam o texto afirmando que a concepção de língua como representação do pensamento correspondente a de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações. Leitura e entendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor, com propósitos constituídos sociocognitivos-interacionalmente. Texto e visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte. Ambas o leitor e caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento de reprodução.
Na concepção interacional da língua os sujeitos são vistos como atores construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto. Espera-se que processe, certifique, contradiga ou avalie a informação que se tem, que de sentido e significado ao que lê. A compreensão de um texto varia segundo as circunstancias de leitura e depende de vários fatores, complexos e inter-relacionados entre si (Alliende & Cindemarin, 2002). Esses fatores referem-se ao uso de determinadas expressões léxico antiga, esquemas cognitivos, bagagem cultural. A compreensão não requer o conhecimento do texto e o do leitor conhecidam, mais que possam interagir dinamicamente.
Finaliza que a leitura e uma atividade de compreensão de sentido que pressupõe a interação autor-texto-leitor, mas para que haja alem das pistas e sinalizações que este nos oferece entra em jogo o conhecimento, entendimento do