Resumo De LECS I
Resumo
Sobre o autor.
Gaudêncio Frigotto, é marxista, nascido no Rio Grande do Sul, fez carreira acadêmica no Rio de Janeiro e São Paulo. É aposentado pela Universidade Federal Fluminense e trabalha como professor ....na UERJ. É autor dos livros: A Produtividade da Escola Improdutiva (1983). Escreveu texto sobre “A crise de Superficialidade Teórica” (1983). O artigo foi publicado em 1991, o contexto ainda era de discussão para a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
Na parte introdutória do texto o autor aborda os três aspectos que vai desenvolver para tratar do tema.
1. Fará um inventário teórico para balizar a relação trabalho – educação;
2. Tratará da política de formação e educação no interior das contradições da sociedade;
3. Conceito da unilateralidade – polivalência x omnilateralidade – politécnica.
Inventariando o plano do embate teórico da relação trabalho - educação
- romper com as politicas educacionais que se embasam numa visão moralista, didática e economicista de trabalho, quanto as críticas que caminham numa direção oposta ao curso da história. As criticas, uma se refugiam no passado e outras esquivando-se das relações concretas historicamente vividas no presente , isolando a escola das determinações que a organizam, estruturam e movem. (pág. 255)
Pressupostos:
- Mutações no plano das relações sociais de produção organização e divisão do trabalho, os movimentos sociais – superação da democracia abstrata e as lutas que se estabelece no interior do estado. Não adianta pensar numa politica de educação atual sem levar em consideração as consequências que as diversas teorias do passado.
- Aprofundar a critica a visão normativa e instrumentalista no processo educativo em geral.
- Aprofundar a concepção histórica-analítica da escola e da educação. A questão fundamental não é saber a função da escola, o que ela