Resumo de karl marx
Marina Campos da Silva
KARL MARX
João Pessoa
2013
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA APLICADA A PSICOLOGIA
PROFESSOR(A): LORELEY GOMES GARCIA
KARL MARX
Karl Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia que influenciou muitas áreas como: filosofia, economia, direito, politica e varias outras. Um grande critico do capitalismo, Marx criou as bases da doutrina comunista.
No Manifesto Comunista ele critica o capitalismo, falando sobre a história do movimento operário, e convida os operários a se unirem no mundo todo.
As ideias de Marx revolucionaram a maneira de pensar a economia e a sociedade. Ele acreditava que as relações sociais são resultado dos modos de produção ele defendia muitos movimentos que buscavam melhores condições de trabalho.
Karl Marx reconhece dois tipos de classes sociais: A Burguesia que para ele tomou conta dos meios de produção, enriqueceu e dominou o poder do Estado e criavam as leis para se beneficiar e o Proletariado que é a classe que não tem força politica, trabalha nas fábricas e era alienada, pois tudo que era produzido era da burguesa.
Outro conceito desenvolvido por Marx foi a mais-valia, que seria o valor da venda da mercadoria menos o valor gasto para produzi-la. As mercadorias que o operário produz gera um valor três vezes maior que o seu salario, ou seja , a mais-valia e o lucro obtido.
Uma grande influencia para Karl Marx foi Hegel ,o estudo da filosofia do Estado de Hegel que o levou a concluir que “as relações legais, tal como as formas de Estado, têm de ser estudadas não por si próprias, ou em função de uma suposta evolução geral do espírito humano, mas antes como radicando em determinadas condições materiais da vida”.
Marx criou a teoria materialista da história, que demonstra os modos de produção, prevendo o colapso do capitalismo. Segundo Karl os acontecimentos históricos são determinados pelas condições materiais