Resumo de "John Locke, theorist of empire?", de David Armitage
1918 palavras
8 páginas
Fichamento “John Locke: Theorist of Empire?”, David Armitage- Durante muito tempo, Liberalismo foi assumido com incompatível com impérios e os links entre empirismo e imperialismo foram geralmente encontrados no trabalho de Francis Bacon.
- Acadêmicos recentes, porém, tem encontrado uma particular relação entre liberalismo e império, a partir da relação entre Locke e o colonialismo na América do Norte. Mas será mesmo que Locke merece esse título de teórico dos impérios.
- Período em que foi forjado o conceito de teórico dos impérios: desde o início da dominação europeia na Ásia do Sul até a primeira grande onda de descolonização fora da Europa.
Sentidos do imperialismo entre (1757-1960)
a) Civilização europeia em direção à construção de uma cultura universal (europeia).
b) Legitimar o imperialismo europeu.
c) Pré-condição de uma eventual nova ordem mundial, impor aos povos não europeus sua cultura no curso do imperialismo e federalismo europeu.
- Ele tem sido considerado um pensador imperial nos três sentidos. Para Armitage, Locke é considerado um pensador colonial, com certeza, mas o termo IMPERIAL não pode ser aplicado a ele por alguns motivos:
a) ele não elabora uma ordem hierárquica das populações;
b) nem separa os europeus dos outros grupos, já que ele vê que a racionalidade em si não está restrita a eles.
- Na verdade ele apenas providenciou bases limitadas sobre as quais pensadores “imperiais” erigiriam depois suas justificativas.
John Locke, Colonial Thinker
- Pensador colonial = alguém que devotou muita atenção à estruturação e governança nas colônias.
- Esteve envolvido no rascunho da Constituição da Carolina (1669). Nela, ele atribuiu aos “leet men” todo o poder e autoridade sobre as propriedades (incluindo a vida dos escravos).
- Expandir as fronteiras da tolerância religiosa 1671: baniram a escravidão dos índios locais.
- 1672-1676: tornou-se um acionista e coproprietário de uma empresa que estabeleceu comércio entre Bahamas e o