RESUMO DE INTRODU O A INFORMATICA
1203 palavras
5 páginas
Armazenamento líquidoChamada de Light Drive, ou Armazenamento líquido, sistema funciona com líquido ao invés de ser rígido como os HDs tradicionais.
Há cerca de 10 anos, um HD de 64 GB podia até ser artigo de luxo, mas hoje em dia 1 TB já está banalizado. Essa é a capacidade de armazenamento de muitos notebooks encontrados no mercado por preços acessíveis. Para armazenar filmes e músicas, 1 TB normalmente é suficiente - ou, no máximo, o usuário adquire outro HD externo.
Mas, para um datacenter gigantesco que tem que armazenar informações de centenas ou milhares de empresas? Vai chegar um ponto que o problema será o tamanho físico dos discos rígidos. Por isso, as pesquisas atuais giram em torno de novas técnicas para aumentar a densidade dos dados. A pesquisa de uma equipe de cientistas norte-americanos está indo além, trabalhando em cima de uma técnica para armazenar dados em líquidos. Em função do novo modelo, seria preciso trocar o nome do dispositivo – pois HD significa Hard Drive ou Armazenamento Rígido – para LD (Light Drive ou Armazenamento líquido.
Os cientistas chamam a novidade de matéria suave (soft matter), que consiste em partículas microscópicas (nanoparticulas) suspensas em uma solução que, dependendo da forma das moléculas, pode representar 0 ou 1, ou seja: armazenar dados.
Na verdade, o termo matéria suave é genérico e pode se referir a líquidos, espumas, polímeros e alguns materiais biológicos. O que todos eles têm em comum é que o comportamento de suas moléculas é bem previsível a uma dada temperatura, fazendo com que mudem de forma dependendo do calor.
A mágica do processo se dá quando a suspensão é aquecida: suas partículas se reordenam em formas que podem ser previstas. No experimento, foram usados conjuntos de quatro ou mais partículas com uma esfera central atuando como ponto de ligação para cada cluster. Com a adição de energia térmica (calor) ao sistema, as partículas se movimentam em volta da partícula central, adotando diferentes