Resumo de instrumento de medição
Precisão e exatidão:
São conceitos diferentes, a precisão é uma condição necessária para a exatidão, porém pode-se ter um instrumento muito preciso, mas descalibrado, fazendo com que a medição não seja exata.
A exatidão é a correspondencia é real medida do objeto e a precisão de um instrumento é algo que não pode ser alterado diferente da exatidão.
Diferença entre Precisão e Exatidão
Precisão: Grau de concordancia entre valores apurados, obtidos por medições repetidas, no mesmo ponto de medição, ou seja, verifica se o instrumento apresenta boa repetitividade, mas nao identifica o erro do mesmo.
Exatidão: Grau de concordância entre um valor medido e um valor de referência, ou seja, você obtém o erro do instrumento.
Um instrumento medido e aprovado recebe um Certificado de Calibração, onde permite verificar se o instrumento de medição é capaz de atender aos requisitos especificados.
Critério de Aceitação
É recomendado que o erro total seja pelo menos 3 vezez menor que o máximo desvio aceitável na medição.
Conceitos Básicos sobre Medição:
Medir: È comparar uma grandeza com a outra de mesma natureza, tomada como padrão.
Medição: É portanto, o conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza.
Grandeza: É um conceito fundamental para se efetuar qualquer medição. O atributo físico de um corpo que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado.
Unidade de Medição: É uma outra grandeza da mesma natureza, definida e adotada por convenção, para fazer a comparação com a primeira.
Padrão: É um instrumento de medir ou uma medida materializada destinado a reproduzir uma unidade de medir para servir como referência. Existe o Padrão Primário cujo o valor é aceito sem referência a outro padrão e o Padrão Secundário, cujo o valor é estabelecida comparação direta com o padrão primário.
Um breve Histórico das Medidas
As unidades primitivas (4.000 anos atrás) eram baseadas em