Resumo de Iluminismo
A Europa e a América do Séc. XVIII foram muito influenciadas pelas idéias dos pensadores iluministas. Eles atacavam o absolutismo, os privilégios da nobreza e o mercantilismo. Propunham uma nova sociedade, baseada na igualdade de direitos dos cidadãos e na liberdade individual.
1) As Origens do Pensamento
Século XVII
Renascimento
Reforma Religiosa
Expansão Marítima e Comercial
Ascensão da Burguesia
Racionalismo: a razão é o único caminho para o conhecimento
René Descartes (1596-1650): filósofo e matemático francês que publicou o Discurso sobre o Método (1637) – seu axioma: “Penso, logo existo”.
Isaac Newton (1643-1727): físico e matemático. Afirmou que o universo não precisa da intervenção divina para se manter, pois seria regido por leis próprias, que podem ser conhecidas pelo homem através da ciência.
John Locke (1632-1704): filósofo e considerado o pai do Liberalismo. Locke defendia uma relação contratual entre o monarca e seus súditos, em lugar do absolutismo. Para ele, o homem possuía direitos naturais, como a liberdade e a propriedade privada, e cabia ao Estado proteger esses direitos, o que limitava o seu poder.
Anticlericalismo: posição política contrária ao poder da Igreja Católica
2) O Século das Luzes
Século XVIII
Avanços econômicos
Culturais
Científicos
O momento Iluminado – o Século das Luzes: esclarece os indivíduos
Enciclopédia: o mais importante veículo de difusão das idéias do movimento pretendia reunir todo o conhecimento filosófico e científico da época. Foi editado e organizado por Denis Diderot e Jean D’Alembert.
Principais Filósofos:
Voltaire (1694-1778): era ligado a alta burguesia, era um crítico fervoroso do absolutismo, da nobreza e, sobretudo, da Igreja. Grande defensor das liberdades individuais, autor da famosa frase: “Posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”. Na política, Voltaire foi um dos inspiradores do Despotismo Esclarecido.