Resumo de Histologia- Urinario
I. Vascularização
a) Aorta
b) Renal (entra pelo hilo)
c) Segmentares
d) Intralobares
e) Arqueadas (se arqueiam na base das pirâmides)
f) Interlobulares
g) Aferente
h) Capilares glomerulares
i) Eferente
Circulação: O sangue chega ao rim pela artéria renal (pelo hilo) que se subdivide em arterias segmentares. Essas segmentares vão correr paralelamente a cada pirâmide em direção ao córtex que continuam formando as interlobares (entre os lobos). Quando chegam na base da pirâmide, elas se arqueiam formando as arqueadas (região limítrofe entre o córtex e a medula). As arqueadas, na base de cada pirâmide, se subdividem formando artérias perpendiculares do córtex formando as artérias interlobulares. As interlobulares se subdividem em arteríolas aferentes que entram no corpúsculo renal formando o glomérulo e sai do corpúsculo formando as arteríolas eferentes.
II. Funções do Sistema urinário
a) Controle da pressão sanguínea
b) Equilíbrio hídrico e equilíbrio acido base
c) Produção de hormônios
d) Coloca de volta na circulação tudo o que é importante pro organismo
O rim é um órgão encapsulado. Sua cápsula é fina de TCPD denso modelado.
Em corte, o rim tem duas regiões: medular e cortical. Região CORTICAL: dividido em raio medular (túbulo reto proximal+ reto distal+ sistema coletor) e labirinto cortical (corpúsculo renal+ túbulos contornados proximal e distal). Região MEDULAR: dividido em medula externa (reto proximal+reto distal+ intermediário+coletor) e interna (intermediário+coletor).
A urina que é produzida segue o seguinte trajeto: sai das pirâmides pelo ápice, nas chamadas papilas renais, segue para os pequenos cálices, grandes cálices, porção alongada do ureter e ureter.
Os raios medulares são estruturas retilíneas que partem da pirâmide em direção ao córtex.
Região do hilo e região perirenal: tem tecido adiposo abundante para sua sustentação
Nosso rim é multilobar. Um